Ouro preto - MG / Dia 1 (Quinta)

Depois de tantas vezes tentando, planejando, replanejando ir para Ouro Preto, finalmente conseguimos, no feriado da semana santa de 2016. E ainda aproveitamos para dar uma esticadinha em Mariana.
Vou tentar ser objetiva nas informações para facilitar a leitura.

Saímos da nossa cidade 23;50 e chegamos em Belo Horizonte por volta de 4;30 da madrugada, caindo um toró daqueles!Compramos a nossa passagem de Belo Horizonte para Ouro Preto online, via site da viação Pássaro Verde para as 6 horas. A viagem foi muito boa, saiu no horário previsto, a estrada é muito boa com uma vista linda das montanhas mineiras. Se o transito estiver bom a viagem dura em torno de 2 horas somente.

Descemos na rodoviária de Ouro Preto as 8 horas da manhã, e decidimos ir andando para o nosso hotel. Já havia feito o trajeto pelo google maps, então achei tranquilo o percurso. Até o nosso hotel são 800 metros de decida. Ficamos hospedados na Pousada Nello Nuno, que fica a apenas 220 metros da Praça Tiradentes. A pousada é pequena, familiar, limpa, atendentes super atenciosos e prestativos, café da manhã bem mineirinho com direito a broa de fubá e pão de queijo quentinho. Amei e com certeza ficaria novamente. Ahh..o hotel fica em uma ladeira...massss..não vi nenhum que não ficasse rsrs a diária começava meio dia , mas como o quarto estava vago ela nos deixou entrar. Sem acréscimos, adoro!  Aproveitamos para dar uma cochiladinha.

$$$ A passagem de BH para Ouro Preto ficou por R$33,25
$$$ A diária ficou por R$200,00

Caminho da rodoviária para a Pousada Nello Nuno Ouro Preto
Chegando na Pousada Nello Nuno
Pousada Nello Nuno
Com as forças recuperadas, próximo do almoço fomos para a Praça Tiradentes para sentir o clima do local inicialmente e almoçar. Optamos por um almoço em um restaurante mineiro mais simples, 13,90 livre.Tudo simples e saboroso. Não marquei bem o restaurante, mas acho que se chamava Restaurante Ouro Preto, fica na rua Amália Bernhaus, ao lado do museu da inconfidência.

$$$ Almoço livre ficou por R$13,90

Museu da Inconfidência - Onde estão enterrados 13, dos 24 inconfidentes. $$$ R$10,00 é o valor da entrada.
Museu da Inconfidência - Onde estão enterrados 13, dos 24 inconfidentes. $$$ R$10,00 é o valor da entrada.
Monumento em homenagem aTiradentes, curiosamente de costas para a antiga casa do governador.
Monumento em homenagem a Tiradentes, curiosamente de costas para a antiga casa do governador.
Vista da Praça Tiradentes da antiga casa do governador, atual Museu de Mineralogia. $$$ R$10,00 é o valor da entrada do museu.
Passeando pela praça fomos abordados por diversos guias turísticos, todos nos negamos, até que veio um com um preço e proposta interessante. Primeiro ele queria 100 por nós dois, depois 80, e por fim a negociação ficou 60....30 cada com entrada para a mina de cortesia...Abaixo vou listar todos os locais que visitamos.

$$$O passeio com guia ficou por R$60,00 para nós dois com a mina de cortesia.

Museu Casa dos Inconfidentes

Este museu fica um pouco distante do centro, mas a visita foi bem interessante. O responsável pelo local adora falar, o que resulta em muita informação. Este é o local onde os inconfidentes usavam para fazer suas reuniões, incluindo Tiradentes e Tomaz Antonio Gonzaga. O local da vista para a casa dos contos e para a cara de Maria Dorotéa Joaquina de Seixas. Personagem principal dos poemas de Gonzaga.Seu livro mais famoso é Marilia de Dirceu, que foi escrito quando Gonzaga foi preso.

$$$Entrada gratuita

Vista do Museu dos Inconfidentes
Museu dos Inconfidentes

Mirante do Morro São Sebastião

Este mirante é um dos mais altos de Ouro Preto, e tem uma vista linda de quase toda a cidade! Não sei se é verdade, mas o guia disse que o morro para chegar nesse mirante se chama "ladeira do sufoco". Porque será né?!

$$$Sem Custo

Vista do Mirando do Morro São Sebastião

Capela Nossa Senhora do Rosário dos Brancos

É um pequeno templo católico localizado no bairro Padre Faria. Por fora um fachada simples, e por dentro a decoração é composta por talhas douradas no estilo barroco e pinturas.
Na sua frente esta uma cruz pontifical(3 braços) em pedra, única em Minas Gerais.
Ao lado direito, separado da igreja, encontra-se o campanário com o sino datado em 1750, que segundo o guia só foi tocado em dias especiais: na morte de Tiradentes e na inauguração de Brasília.

$$$R$2,50

Campanário da Capela Nossa Senhora do Rosário dos Brancos

Capela Nossa Senhora do Rosário dos Brancos

Cruz pontifical da Capela Nossa Senhora do Rosário dos Brancos
Cruz pontifical da Capela Nossa Senhora do Rosário dos Brancos

Interior da Capela Nossa Senhora do Rosário dos Brancos

Igreja de Santa Efigênia dos Pretos

Fachada simplesmente linda e sua localização é bem alta, o que faz do local praticamente um mirante! Sua construção esta datada de 1733 a 1785. Alguns detalhes que achamos interessante foi referente ao altar, que foi entalhado por Aleijadinho e em seu teto é retratado um papa negro.

$$$R$10,00
Igreja Santa Efigênia dos Pretos

Mina Jeje

Mina de ouro do século XVIII. Se pudesse teria ido em todas as minas, realmente é muito interessante saber como funcionava a "caça ao ouro". Ao mesmo tempo fica um sentimento muito triste sobre como viviam os escravos dentro desses lugares com ar rarefeito e insalubridade das minas.

$$$ R$25,00 (Ficou de cortesia no passeio)

Ponte Antônio Dias e Igreja Nossa Senhora da Conceição

Data 1755 e é a única ponte no estilo romano.A ponte dos suspiros é a terceira ponte citado nas liras de Gonzaga, ficou conhecida como a ponte de Marilia, ou ponte dos Suspiros.

Da ponte avistamos a Igreja Nossa Senhora da Conceição, que estava fechada para reforma, mas nela é onde esta o tumulo de Aleijadinho.

Próximo a ponte tem um local chamado Marilia & Dirceu que vende empadinhas....uma delícia!! R$3,00

$$$ Empadinha de frango com azeitona e queijo com alho poró ficou por R$6,00

Casa de Maria Dorotéia Joaquina de Seixas (Marilia de Dirceu)
Casa de Maria Dorotéia Joaquina de Seixas (Marilia de Dirceu).
Ponte Antônio Dias/Ponte dos Suspiros/Ponte de Marilia
Igreja Nossa Senhora da Conceição

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Achei uma das igrejas mais lindas, talvez pelo seu formato arredondado diferenciado. Constituída em 1715 e famosa por ser a igreja "construída por negros, para os negros". Nesta igreja foi o ponto de partida para as procissões da semana santa que participamos.

$$$ Chegamos no momento da missa, então não sei o valor da entrada.

Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Igreja de São Francisco de Assis

Grande parte das esculturas dessa igreja são assinadas pelo Aleijadinho. Infelizmente não pegamos ela aberta, logo, não conseguimos visitar seu interior, mas só seu lado externo já deixou uma linda lembrança.

Igreja de São Francisco de Assis.

Feira do Largo do Coimbra (Pedra Sabão)

Fica exatamente em frente a Igreja São Francisco de Assim. É um ótimo lugar para levar lembrancinhas para casa, familiares e amigos. Os preços variam muito, depende das peças. Vi coisas desde R$5 até R$150.

Feira Largo do Coimbra(Pedra Sabão)

E aqui acabou o nosso passeio. Rendeu mais do que esperávamos. Voltamos para o hotel tomamos um banho e demos uma descansada, e  depois saímos para jantar.

Andando pelas ruas chegamos a um local chamado "O Passo pizzajazz" que depois viemos a saber, que era um dos locais mais concorridos para comer. Ficamos na fila uns 5 minutinhos. Comemos uma pizza de quatro queijos e atum. Deliciosas!!!!!

$$$ A conta ficou em R$63,00 pizza + 2 sucos

E aqui acabou o nosso primeiro dia em Ouro Preto :)