Diamantina/Milho Verde/Serro - MG / Dia 1

Bom dia queridos leitores!

Aproveitando o feriadão da semana santa, fomos conhecer a linda cidade  de Diamantina, e de quebra demos uma passadinha em Milho Verde e Serro. Diferente das demais viagens, dessa vez fomos de carro, mas vou deixar umas dicas sobre o acesso via ônibus. 

Saímos da nossa cidade Ipatinga as 07:15, fizemos uma breve parada para esticar as pernas em Serro, e chegamos em Diamantina as 13:00. Tem duas formas de chegar em Diamantina:
  • Para quem esta na região do Vale do Aço compensa financeiramente (tanto de ônibus quanto de carro) ir para o lado de Guanhães, Serro...ao invés de ir para Belo horizonte e depois para Diamantina. Porém para quem vai de ônibus terá que fazer baldeação: Ipatinga - Guanhães (Saritur) / Guanhães - Serro(Saritur) / Serro - Diamantina (Pássaro Verde).
  • Para quem esta em Belo Horizonte, pode pegar o ônibus da empresa Passaro Verde, a duração da viagem é de 4 horas e 45 minutos aproximadamente. 
A estrada tem muitas curvas, muitos animais na pista, por isso se deve ter um certo cuidado na direção.Fora estes detalhes, aproveite a vista!!! Muita vegetação, montanhas e a lindíssima Serra do Espinhaço.


A caminho de Diamantina.

Em algum lugar nas estradas de Minas Gerais.

Serro - MG
Diamantina é um município que faz parte do Vale do Jequitinhonha e abriga muita história. Seu crescimento se deu devido ao grande volume de diamantes encontrados na região.

Dica: leve um par de tênis bem confortável ou um par de havaianas. Realmente são muitas subidas e descidas. Prepare a panturrilha rs

Após algum tempo perdidos nas ruelas de Diamantina, chegamos a nossa pousada: Nha Mocinha. Como decidimos em cima da hora ir para lá, pagamos um valor alto pela diária: R$150,00. Não compensa. Estamos acostumados a ficar em hostel/hotel, mas nunca vi uma pousada com preço de hotel e qualidade de hostel. Não tivemos serviço de quarto, não tinha sabonete e papel higiênico(tivemos que pedir), o banheiro mal cabia uma pessoa, o lugar realmente estava mal cuidado. A parte boa é que a proprietária Dona Ana era muito simpática e café estava gostosinho. 

Após deixar as malas na pousada fomos almoçar e conhecer alguns pontos da cidade. Decidimos pelo Tia Eliana pois a fome era grande, e sabíamos que os pratos vinham rápido. Comidinha normal. Nossa conta (duas pessoas) com refrigerante + prato a la carte (salmão + 4 acompanhamentos) ficou em R$34,90.


Restaurante Tia Eliana
Como era feriado e vários locais estavam fechados, resolvemos por ir nos pontos turísticos que estavam a céu aberto: As igrejas. 


Catedral Metropolitana de Santo Antônio (Curiosidade: Foi construída em substituição à antiga igreja de Santo Antônio do Tijuco que estava em processo de degradação).

Capela Imperial do Amparo (Curiosidade: Construída no século XVIII. Ganhou este nome após a Independência do Brasil).

Fazendo o mapeamento das ruas rsrs

Igreja Nossa Senhora do Carmo (Curiosidade:Destaca-se por possuir uma talha esculpida por Aleijadinho e Manoel Pinto, além de um órgão de 514 tubos).

Basílica do Sagrado Coração de Jesus (Curiosidade:Igreja estilo neo-gótico. A única construída inteiramente em pedra sabão).

Igreja São Francisco de Assis (Curiosidade:O teto da capela, em perspectiva ilusionista, foi pintado por José Soares de Araújo que, por não ter recebido da Irmandade o valor combinado, teria acrescentado à obra desenhos dos irmãos com cara de ratos).

Praça em homenagem a Juscelino Kubitschek (Fica ao lado da Igreja São Francisco de Assis).

A noite optamos por um prato sem carne (pois era sexta-feira santa): pizza de quatro queijos. Gostei do local. Pizza saborosa, no meio da "muvuca". Fica ao lado do Pão di Sal, subindo a ruela de frente da Igreja Matriz.


Pizzaria e Lanchonete Diamante

Sexta-feira Santa em frente a matriz.

E vou ficando por aqui.

Beijinhos ;*



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas