Mariana e Ouro preto - MG / Dia 2 (Sexta)

Nosso dia começou com uma caminha de 150 metros do hotel até o terminal de integração de Barão do Camarco. Aguardamos uns 20 minutos e passou um ônibus para Mariana. Nossa intenção era conhecer os principais pontos turísticos lá e conseguimos. Fizemos o percurso em meio período e almoçamos por lá mesmo.

$$$ R$4,15 passagem de ônibus de Ouro Preto para Mariana.

Andando pelas ruas de Mariana já nos deram um mapinha com os pontos turísticos, o que facilitou a seleção de onde iríamos.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja do estilo rococó. Internamente possui um altar em talha dourada, que é um projeto do Padre Félix Antônio, meio irmão de Aleijadinho. Em 1999 ocorreu um incêndio durante uma restauração, a pintura do forro da nave foi perdida.

Igreja de São Francisco de Assis

Também no estilo rococó, a Igreja de São Francisco de Assis é uma das mais lindas. O projeto arquitetônico é de Aleijadinho e pinturas de Manuel Costa Ataíde. O túmulo de Manuel se encontra nesta igreja.

Igreja São Francisco de Assis no lado esquerdo, e ao fundo Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Casa de Câmara e Antiga Cadeia de Mariana

A casa de Câmara de Mariana, é a mais antiga de Minas Gerais. Foi fundada em 1711. A sua construção demorou 30 anos. No andar térreo era onde funcionava a cadeia. Antes de sua construção neste local existiu o quartel dos Dragões, guarda que servia aos governadores das capitanias.

Caminhando pelas ruas de Mariana...

Caminhando pelas ruas de Mariana/MG
Caminhando pelas ruas de Mariana/MG.

Igreja Nossa Senhora dos Anjos

Igreja no estilo rococó. O autor do projeto é desconhecido, mas foi erguida pela arquiconfraria do cordão de São Francisco que reunia devotos pardos.

Basílica de São Pedro dos Clérigos

O templo foi fundado é 1731 no estilo barroco. O altar mor é feito de cedro e possui uns dos maiores santos-do-pau-oco de Minas Gerais. A vista é linda!

Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção ou Catedral da Sé

A vista externa nos pareceu simples, e infelizmente não pudemos conhecer a igreja internamente devido as reformas. Mas lemos que que é uma das igrejas mais ricas internamente. Possui onze altares feitos por Aleijadinho e lustres de cristal da Boemia.

1ª agência de Correios de Minas Gerais

1ª agência de Correiros de Minas Gerais

Nosso passeio em Mariana acaba aqui. Almoçamos no Restaurante Gaveteiros, que fica em frente a Catedral da Sé. Depois disso fomos para o ponto de ônibus para voltarmos para aproveitar a tarde em Ouro Preto.

Restaurante Gaveteiros
$$$ No restaurante almoçamos, comemos sobremesa e suco de laranja. A conta ficou em R$46,00.

Já em Ouro Preto continuamos a nossa caminhada pelos lugares que o passeio do dia anterior não foi.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

A igreja no estilo rococó  foi projetada pelo arquiteto Manuel Francisco Lisboa ,pai de Aleijadinho. É a única com azulejos portugueses.

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Ouro Preto / MG

Casa dos Contos e exposição temporária

O atendimento da casa dos contos é muito boa! Diria que é a melhor que recebemos. Na chegada você assiste um vídeo contando a história do local e depois é direcionado para os salões. Como era uma antiga casa de fundição de ouro, não poderia faltar um salão contendo todas as moedas do nosso país, instrumentos usados, e as regras da época. A que mais me chamou atenção era que  1/5 do ouro era descontando na forma de impostos, dai surgiu a expressão "quinto dos infernos".No subsolo existem diversas peças de tortura, era onde ficava a senzala. O local também serviu como prisão para inconfidentes. Infelizmente não tirei fotos la dentro, somente da exposição temporário, acho que entretive-me demais rsrs.

$$$ Entrada gratuita
Exposição temporária

Casa dos Contos e exposição temporária

Vista para o restaurante "O Passo pizzajazz"

Igreja de Nossa Senhora do Pilar

Popularmente chamada de Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Foi construída durante o ciclo do ouro, e é considera a mais rica de Minas Gerais. Possui mais de 400 quilos de ouro e de prata. No seu interior possui um museu de arte sacra.

$$$ R$10,00 a entrada

Igreja de São José

A Igreja de São José é a antiga Capela Imperial. O risco do retábulo, da capela-mor e da torre são de Aleijadinho. Para os cunhais da torre e enquadramentos da janela foram trazidas pedras do Pico do Itacolomi.

$$$ Fechada para visitação foi a informação que obtive.

Igreja São Francisco de Paula

A Igreja São Francisco de Paula foi a última construída no período colonial. As obras foram interrompidas devido a falta de recursos da irmandade.

$$$ Sem custo...visitamos no horário da missa.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia

Também chamada de Mercês de cima. O medalhão que se encontra da fachada foi esculpido em pedra-sabão. Não conseguimos pegar essa igreja aberta, mas o guia nos informou que ela possui uma replica da santa ceia em tamanho real, não conseguimos conferir para averiguar os detalhes e se era verdade.

Voltamos para o hotel, demos uma descansada e voltamos para jantar e assistir a procissão.
Optamos por comer uma pizza em um local chamado Restaurante Spaghetti. Se você tiver alergia não vá a este lugar. A pizza é muito boa e saborosa, mas minha alergia ficou atacada devido ao forte cheiro, o restaurante fica em um porão, visualmente muito bonito, mas o cheiro me incomodou  tanto que nem a musica eu achei agradável.

$$$ Uma pizza meia de quatro queijos e meia de atum + 2 águas sem gás ficou em R$63,90.

Após jantarmos fomos acompanhar a procissão que começou na Igreja de São Francisco de Assis. É muito bonito ver a fé das pessoas. Trouxe muita paz para nossos corações.

Procissão do Senhor Morto - Sexta-feira Santa - Ouro Preto

Voltamos para o hotel por volta de 1 hora da manhã e ainda não havia acabado a procissão.