Diamantina/Milho Verde/Serro - MG / Dia 2

No segundo dia acordamos por volta das 08:30hrs e fomos procurar o centro de informações turísticas. Sem um mapinha nessas ruelas, não rola né? rs

Fica próximo ao mercado velho. No final do post vou postar o mapinha que conseguimos.

O Mercado Velho também é conhecido como Mercado do Tropeiro, pois neste local era o ponto de encontro e de parada deles. Um pesamento interessante deste local é a junção de passado e presente. Atualmente algumas das principais festividades são realizadas nela, e antigamente era onde os escravos eram comercializados.
O feirinha que rola neste mercado acontece aos sábados. Nele você irá encontrar doces caseiros, biscoitos, pães, tortas, temperos, café moído na hora, bijuterias, lembrancinhas, e tenho certeza que mais um tanto de coisa que eu não vi.

Mercado Velho

Com o mapa nas mãos decidimos que iriamos para o Museu do Diamante, Casa de Juscelino Kubitschek e a Casa da Glória da parte da manhã e a tarde iriamos conhecer a Gruta de Salitre e de quebra ainda sobrou um tempinho para ir a casa da Chica da Silva.

O Museu do Diamante é outro ponto de parada obrigatória, pois é o local onde iremos conhecer um pouquinho da história dessa região. O museu fica na casa onde residiu o inconfidente Padre Rolim, que foi preso e enviado para Portugal e seus bens ficaram confiscados pela Fazenda Real. O museu possui antigos móveis da casa do Padre, itens utilizados para torturar escravos, armas, utensílios necessários para os vários processos do diamante, e muitas muitas imagens religiosas e uma mais curiosa que a outra, carregada de informações!!

Dica: Questionem! Batam um papo com os guias da sala. Eles não vão ficar explicando para quem não quer ouvir, mas se você perguntar, eles "vomitam" informações. E neste local especificamente tem muitas curiosidades.

Museu do Diamante

As imagens são como "fantoches". Grande parte são unidas por "parafusos" para facilitar na retiradas das partes nas encenações da igreja.

"AMOR NOS UNIO"

AS fotografias são lindas! Olhem este sorriso!! Cativante!

Dica: Não encontrei uma foto da imagem, mas observem o Jesus Cristo que esta na segunda sala. O sangue que escorre pelo corpo do NSJC foi feito em rubis. Um trabalho realmente lindo

A Casa de Juscelino Kubitschek fica no alto do morro que dá de frente para a Praça Juscelino Kubitschek. Esta foi a casa onde o menino JK cresceu. Nela você irá encontrar cada comodo da casa com peças da época, itens de quando ele erá médico e a jabuticabeira onde ele sentava embaixo e "comia até se empanturrar" rsrs..entre várias outras curiosidades.

Subidinha a Casa de Juscelino Kubitschek

Casa de Juscelino Kubitschek
Saindo da Casa do JK, seguimos a rua em frente até acharmos o caminho para a Casa da Glória. Inicialmente quando eu li sobre este ponto turístico, eu sabia que foi um local onde abrigou meninas de um orfanato/colégio interno, e este passadiço foi construído para que elas pudessem transitar de um lado para o outro e não terem contato com os meninos. Os antigos moradores contam que as freiras eram muito rígidas, humilhavam e faziam as meninas trabalharem arduamente.
Chegando lá, o cara que fica na portaria nos disse que de um lado ficava um colégio de meninas, e do outro na parte baixa um bordel e em cima os dormitórios (por essa razão tinha o passadiço)...Bom...muitas versões..rs... Com relação ao local em si, achei um lugar meio "parado" e vazio (No sentido físico). Ninguém te acompanha, nem te vigia. Você anda por conta própria. A história em si é mais interessante que o próprio local.

Subindo a ladeira da Casa da Glória

Vista do passadiço
Após o passadiço fizemos uma paradinha para o almoço no Restaurante São José. Lugar simples, comidinha gostosa, e com preço justo: R$10 reais livre por pessoa. Fica ao lado da Praça Juscelino Kubitschek.

Restaurante São José
Terminado o almoço fomos conhecer a Gruta Salitre, que fica na estrada que vai para Curralinho. Não chegamos a conhecer o vilarejo, mas dizem que é bem bonitinho.
A estrada é toda de chão, então para quem vai de carro é bom que segurem o acelerador. Para quem esta sem, nos hotéis sempre tem alguma agência para recomendar.

A caminho da Gruta Salitre

Dica: Ao deixar o carro no estacionamento, feche e não deixe nada de valor exposto. O estacionamento fica a uns 10...15 minutos da gruta.

Chegada/Entrada/Estacionamento da Gruta Salitre

A Gruta Salitre é um conjunto de formações rochosas em forma de cristais.É um lugar calmo e tranquilo! Silencioso de sons humanos; abundante de som de cigarrinhas e grilos!!

Na trilhinha da Gruta Salitre

Gruta Salitre

Mapa do Brasil na Gruta Salitre. Meu país é lindo!!!

Para quem não gosta de natureza pode achar um passeio sem graça(como já li em alguns relatos), mas eu particularmente amei!!! Um passeio simples, sem muvuca, sem ostentação, sem pessoas, sem lixo, sem custo. Um momento único em que consegui não pensar em nada, e somente observar o quando a natureza é linda, imponente e grandiosa!

Curiosidade: Achei uma coisa muito interessante em Diamantina. Não pagamos se quer R$1,00 para entrar em qualquer atração, seja ela construída(igrejas normalmente cobram) ou da natureza. Algo raro hoje em dia.

Voltamos para Diamantina por volta das 16:30, e deu tempo de dar uma passadinha na Casa da Chica da Silva. Esta é a casa onde viveu a ex-escrava Chica da Silva e o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira, e onde tiveram seus 13 filhos. Esta visita é mais para conhecer a casa em si (pois não tem móveis originais) e a exposição de quadros da Chica, que representam os 7 pecados capitais com seus respectivos poemas.

Casa da Chica da Silva

Por fim, voltamos a pousada, tomamos um banho e fomos fazer um lanche no Pão di Sal. Lá são feitos sanduíches com pão de sal/pão d'água com diversos recheios. O sabor é muito bom, só achei o preço meio "salgado". Um sanduíche de bacon estava saindo 11,90. Como ainda não estava satisfeita tive que comer um cone de pizza de brigadeiro na pizzaria do lado por R$7,00.

Vou ficando por aqui queridos leitores!!

Obs: estou providenciando os mapinhas, logo posto aqui.